Segurança Pública promove nova capacitação para profissionais de teleatendimento emergencial

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) iniciou nesta segunda-feira, 16, mais uma capacitação, para a terceira turma de profissionais que atuam na linha de frente de atendimento a ocorrências emergenciais, treinada sob o foco da qualificação técnica e humanizada.

Segundo o secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia, a iniciativa busca não apenas fortalecer o sistema de atendimento emergencial do estado, mas também oferecer oportunidades para quem deseja ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. “Essa formação é estratégica para a melhoria do nosso serviço de resposta emergencial. Estamos investindo em pessoas, em qualidade no atendimento e no fortalecimento da segurança pública. Além disso, é uma chance concreta para que novos profissionais ingressem no sistema, com responsabilidade e preparo”, afirmou.

O curso, que reúne cerca de 20 alunos, terá duração de cinco dias, com aulas teóricas e práticas. Após essa etapa, os participantes passarão ainda por um estágio prático de 15 horas no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (Cicce), que será realizado em horários alternados, de acordo com a disponibilidade dos plantões.

O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, destacou a importância da preparação dos agentes, para situações críticas e reais do dia a dia. “Esses alunos vão atuar diretamente no atendimento emergencial, o que exige preparo técnico e emocional. Nosso papel é garantir que estejam prontos para lidar com diferentes cenários e oferecer um atendimento ágil e eficiente à população”, explicou.

A formação contínua dos profissionais que atuam nos serviços de emergência é uma das prioridades da Sejusp. O coordenador do Cicce, Francisco Fonseca, disse que a formação será feita também no Juruá, para atender outras regiões do estado. “Vamos levar o curso também para Cruzeiro do Sul; a ampliação é fundamental para garantir a continuidade e qualidade do atendimento em todo o estado”, afirmou.
Ao fim do curso, será formado um cadastro de reserva, baseado no desempenho individual de cada candidato, que poderá ser utilizado em futuras contratações. Kaline Costas é uma das alunas da turma. Desempregada há seis meses, vê na capacitação uma oportunidade de reingresso no mercado de trabalho.

“Já trabalhei com atendimento ao público no setor comercial, mas sempre tive interesse em algo mais direcionado. Quando surgiu essa chance, agarrei. Além de ser uma forma de ajudar a sociedade, é também uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Quero me destacar no curso e conquistar uma vaga efetiva”, contou.









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