Segurança do Acre lança cartilha educativa sobre crimes virtuais

Atenta à realidade dos crimes virtuais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) lançou nesta quarta-feira, 7, uma cartilha educativa voltada à prevenção e conscientização sobre crimes cibernéticos. A iniciativa busca orientar a população sobre segurança digital e prevenção de golpes online.

O secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia, destaca que com o avanço constante da internet e das tecnologias digitais, a sociedade tem inúmeras facilidades, mas também tem se deparado com novos desafios, entre eles o crescimento dos crimes virtuais. “Nosso objetivo é fazer com que nossa sociedade se previna desses tipos de crimes. Nossa preocupação é orientar a todos”, disse.

O lançamento da cartilha reforça o compromisso da Sejusp com a segurança da população em um mundo cada vez mais digital. Ao estimular o conhecimento sobre o tema, a iniciativa busca reduzir a vulnerabilidade dos cidadãos e fortalecer a cultura de prevenção no ambiente online.

O material foi elaborado de forma clara e acessível, e tem como objetivo principal informar a população acreana sobre os principais tipos de delitos praticados no ambiente virtual, como fraudes, roubo de dados pessoais, invasão de sistemas, entre outros. A cartilha também orienta sobre como se prevenir contra esses crimes e o que fazer caso o cidadão seja vítima de um golpe digital. A cartilha já está disponível para acesso gratuito em canais digitais da Sejusp nas redes sociais e no site institucional.

Para o diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, essa cartilha é uma ferramenta muito importante no combate aos crimes virtuais. “Nós também faremos uma versão impressa que será distribuída em pontos estratégicos. Nós fizemos a cartilha em formato digital para que possamos atualizá-la sempre que for necessário, com orientação de novos golpes que, por ventura, venham a surgir”, destacou.
The post Segurança do Acre lança cartilha educativa sobre crimes virtuais appeared first on Noticias do Acre.
COMENTÁRIOS