Seja bem-vindo
Rio Branco,03/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Novo ministro esteve em reunião em que governo foi alertado sobre fraude

cnnbrasil.com.br
Novo ministro esteve em reunião em que governo foi alertado sobre fraude

O novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), estava presente na reunião do Conselho Nacional do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que a conselheira Tonia Galleti alertou sobre os descontos de mensalidades dos aposentados.


A informação consta na ata da reunião de 12 de junho de 2023.


De acordo com o documento, o atual ministro da Previdência se pronunciou em duas ocasiões no encontro. A lista de presença também registra o nome de Wolney na reunião.


A CNN procurou Wolney Queiroz e aguarda um pronunciamento.




Na reunião, Galletti pediu a inclusão do assunto na pauta, o que foi negado pois os assuntos da reunião já estavam elaborados.


No encontro, ela ainda reforçou o pedido para a discussão sobre os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) de entidades que possuem desconto em mensalidade, “tendo em vista as inúmeras denúncias feitas”.


Lupi, que presidia a reunião, registrou que a solicitação era “relevante” mas afirmou que não poderia discutir já que era necessário um “levantamento mais preciso” e solicitou que o tema fosse pautado como primeiro item da reunião seguinte.


Em seguida, o conselheiro Hélio Queiroz fala sobre incluir a discussão “debate sobre fraudes no primeiro benefício de pagamento”.


Veja registros da ata de reunião:




Na primeira manifestação do atual ministro, a ata afirma que Wolney Queiroz: “recordou que, na última reunião após a ausência do Presidente, houve alguns questionamentos relacionados à DATAPREV, para os quais se convencionou a realização de convite ao presidente da Empresa, Sr. Rodrigo Assunção, para prestar os esclarecimentos. Explanou que o Presidente lhe recomendou que fizesse, primeiramente, uma conversa pessoal com o Sr. Rodrigo Assunção, concluiu que o ideal seria um convite feito para a próxima reunião”.


Em outro momento da reunião, o documento também registra que Wolney faz uma sugestão para acionar “o responsável pela certificação dos bancos”.


A reunião do conselho em que houve o alerta foi quase dois anos antes da deflagração da Operação Sem Desconto, da Controladoria-geral da União (GCU) e da Polícia Federal (PF).


















As denúncias de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas levou a demissão do então, Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto e de parte da cúpula da autarquia.


Nesta sexta-feira (2), Lupi pediu demissão do cargo, após uma reunião com o Presidente Lula (PT), no Palácio do Planalto.


Wolney assumiu em seguida, em um acordo entre o ex-ministro e o governo para manter o PDT na base do Congresso Nacional.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Novo ministro esteve em reunião em que governo foi alertado sobre fraude no site CNN Brasil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.