Seja bem-vindo
Rio Branco,17/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Concerto “Do Clássico ao Pop” encanta o público em homenagem aos 109 anos da Polícia Militar do Acre

agencia.ac.gov.br
Concerto “Do Clássico ao Pop” encanta o público em homenagem aos 109 anos da Polícia Militar do Acre

Emoção, talento e celebração marcaram a noite desta sexta-feira, 16, durante o Concerto Musical “Do Clássico ao Pop”, apresentado pela Banda de Música da Polícia Militar do Acre (PMAC), a “Furiosa”. O espetáculo foi realizado no auditório do Detran, em Rio Branco, como parte da programação comemorativa pelos 109 anos de criação da instituição, celebrados no próximo dia 25 de maio.


Concerto Musical é um dos principais eventos do calendário comemorativo da PMAC. Foto: Jhonatan Santos/PMAC

O espetáculo, que lotou o auditório, emocionou o público ao mesclar diferentes gêneros musicais em uma narrativa sonora que homenageia a história, a coragem e a cultura do povo acreano. Entre clássicos da música erudita, hits da música popular brasileira, pop, pagode, rock, forró e samba, os músicos militares mostraram mais uma vez a versatilidade e excelência da banda centenária, que encantou o público junto a vozes de cantores consagrados no cenário musical local.


Além dos músicos da PMAC, o concerto contou com a voz marcante da consagrada radialista Nilda Dantas no cerimonial, e reforços especiais que abrilhantaram ainda mais a noite: sete músicos policiais militares de Rondônia (PMRO), dois da PM de Roraima (PMRR), três músicos da Banda Municipal Dona Júlia, de Xapuri, três integrantes do Exército Brasileiro, um músico do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e mais quinze músicos civis convidados.


Cantores reconhecidos no cenário musical acreano participaram. Foto: Jhonatan santos/PMAC

Repertório que homenageia a alma acreana


Com uma proposta ousada e eclética, o repertório percorreu desde dobrados militares a sucessos contemporâneos, numa sequência cuidadosamente preparada para provocar memórias, arrancar sorrisos e aplausos acalorados.


A noite teve início com o dobrado sinfônico Araribóia, uma homenagem ao espírito patriótico e guerreiro que marcou o início da PMAC. Seguiram-se interpretações emocionantes, como Con te Partirò, imortalizada por Andrea Bocelli, e a marcante Easy, com a voz suave da cantora Yvana Pacífico.


O público também foi levado à vibração da música gospel com Escape, do Renascer Praise, e à emoção romântica com Eu te Amo, clássico de Roberto Carlos. O samba de gafieira invadiu o auditório com Gafieirando, enquanto a homenagem à cultura local veio com Acre de um Povo Guerreiro, de Luizinho da Mata.


No encerramento, o pot-pourri de sucessos de Djavan, o forró nostálgico Hoje à Noite, da Banda Calcinha Preta, e o Tributo a Arlindo Cruz, com solo de sax e vozes marcantes, deixaram o público em êxtase. Para finalizar, o animado Capim Cubano fez a plateia vibrar, antes da tradicional execução da Canção da PMAC, emocionando os presentes.


Vozes da emoção


Mais do que um espetáculo musical, o Concerto em comemoração aos 109 anos da Polícia Militar do Acre foi um encontro de histórias, afetos e memórias. No palco e na plateia, a emoção foi a protagonista da noite.


Emoção contagiou cantores e platéia. Foto: Jhonatan Santos/PMAC

A cantora acreana Aryne Cunha, uma das convidadas especiais da apresentação, falou sobre o privilégio de fazer parte da celebração. “É uma honra imensa participar desse momento tão simbólico para a nossa história. Me sinto extremamente feliz e grata pelo convite. É emocionante ver a Polícia Militar unindo cultura, música e segurança em uma só noite. Que venham muitos anos de sucesso e reconhecimento”.


Na plateia, a espectadora Hilda Dias era só gratidão. Ela não escondeu a emoção ao relembrar sua ligação com a banda da PM e sua paixão pela música. “Eu amo música, amo a banda da Polícia Militar. Eles marcaram minha vida e minha infância. Quando soube que o evento seria perto do meu bairro, fiz de tudo pra vir. Não podia faltar. Eles gravaram a música com a qual ganhei o terceiro lugar no festival do hino de Rio Branco. Isso eu jamais esqueço. É gratidão eterna”, diz.


E a emoção também veio de fora do estado. O major Cristiano Calu, comandante da Banda de Música da PMRR, destacou o orgulho de integrar o evento. “Para nós, é uma alegria imensa fazer parte dessa grande orquestra. É a primeira vez que estamos no Acre, e fomos muito bem recebidos. Mais do que tocar juntos, essa experiência representa uma troca valiosa de conhecimentos e vivências. É isso que fortalece as bandas militares do Brasil e mantém viva essa arte que nos une”, afirmou.


Músicos de outros estados abrilhantaram o evento. Foto Jhonatan Santos/PMAC

Tradição que atravessa gerações


Fundada em 1916, a Banda de Música da PMAC é um símbolo de disciplina, arte e compromisso social. Formada por músicos militares altamente qualificados, a Furiosa vai muito além das cerimônias militares, participando ativamente de projetos sociais, concertos e eventos públicos em todo o estado. Em cada apresentação, reafirma o poder da música como ferramenta de integração entre a instituição e a sociedade.


Para o capitão músico José Everaldo, regente titular da banda, o evento foi um reflexo da dedicação diária dos integrantes. “Foi uma honra imensa reger esse concerto, que além da música é cultura, é arte e também é segurança. Quando a banda da Polícia Militar se apresenta, mesmo com instrumentos nas mãos, continuamos sendo policiais, e isso transmite à comunidade não só emoção, mas também uma sensação de proteção e pertencimento. Foram dias intensos de ensaio e dedicação. Cada acorde apresentado aqui é resultado do esforço coletivo de músicos da PMAC, do Exército, dos músicos parceiros e de instituições coirmãs. É gratificante liderar esse grupo de talentos que une tanta excelência musical”, pontuou.


O capitão músico José Everaldo é o regente da “Furiosa”. Foto: Jhonatan Santos/PMAC

Celebração para toda a comunidade


A comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata, também prestigiou a apresentação e destacou a importância do evento no calendário comemorativo da instituição. “Foi uma noite maravilhosa, onde pudemos reunir famílias, amigos e a comunidade em um ambiente de paz, cultura e celebração. A Banda da Polícia Militar sempre nos presenteia com espetáculos de altíssimo nível, e hoje não foi diferente. Essa é uma forma belíssima de comemorarmos os 109 anos da corporação, levando música de qualidade, promovendo integração e reforçando o elo entre a instituição e a sociedade. A cada ano, esse evento cresce, emociona e nos enche de orgulho. Parabéns a todos os envolvidos por essa noite inesquecível”, concluiu.













The post Concerto “Do Clássico ao Pop” encanta o público em homenagem aos 109 anos da Polícia Militar do Acre appeared first on Noticias do Acre.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.