Você usa o ‘N’ no câmbio automático? Veja por que pode ser um erro fatal para o seu carro
Um simples erro que motoristas cometem é colocar o 'N' no câmbio automático, mas essa prática pode gerar desgastes e provoca acidentes

Dirigir um carro automático pode parecer simples, mas existe um erro comum que muitos motoristas, inclusive os mais experientes, cometem ao usar o ‘N’ no câmbio automático.
O problema surge quando os motoristas colocam a marcha “N” em momentos inapropriados, como ao parar em um semáforo, descer uma ladeira ou até mesmo antes que o carro esteja parado. Essas práticas desgastam componentes internos e aumentam o risco de acidentes ou falhas mecânicas.
Usar o ‘N’ no câmbio automático em movimento é errado?
Quando se coloca a alavanca no ‘N’ no câmbio automático enquanto o carro ainda está em movimento, o freio do motor é desativado, obrigando a depender somente do sistema de freios.
Isso pode gerar um superaquecimento em descidas prolongadas e uma perda de controle caso seja necessário reagir com rapidez. Além disso, passar de “D” para “N” sem que o carro esteja parado pode provocar impactos internos na transmissão que, com o tempo, levam a reparos caros.

Muitos motoristas acreditam que mudar para ‘N’ no câmbio automático em semáforos economiza combustível, mas os veículos mais modernos são projetados para otimizar o consumo, mesmo em “D”. Mudar entre essas posições só adiciona estresse desnecessário ao sistema.
Como usar de forma correta a marcha “N” em um carro automático
A marcha ‘N’ no câmbio automático deve ser utilizada em situações específicas e com precaução. Algumas delas são:
- Durante tarefas de manutenção ou diagnóstico. Se for necessário rebocar o veículo (e sempre conforme indicado pelo fabricante). Em alguns modelos antigos, para ligar o motor se necessário.
- Fora desses casos, manter a transmissão em “D” ou “P” conforme corresponder é o mais seguro para o veículo e para o motorista.
O que evitar ao desligar ou ligar o veículo
Um outro erro bastante comum é colocar a marcha em “N” no câmbio automático antes de ligar o motor com a ideia de proteger a transmissão.
No entanto, o correto é desligar o carro sempre em “P” (Parking), já que este modo bloqueia a transmissão e evita movimentos imprevistos. Desligar em “N” no câmbio automático e depois passar para “P” pode gerar um desgaste adicional desnecessário.
Para ligar um veículo automático de forma correta:
- Certifique-se de que a alavanca esteja em “P”.
- Pise no freio.
- Ligue o motor.
- Em seguida, selecione “D” para iniciar a marcha.
Seguindo esses passos, o motorista não só protege a caixa de câmbio, mas também garante uma condução mais segura e prolonga a vida útil do carro.
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