Em Cruzeiro do Sul, Colégio Militar Dom Pedro II recebe professora que representou o Acre nos jogos mundiais dos professores

“Memória para o resto da vida”, assim descreveu a professora acreana, Iranilda Izidoro dos Reis, ao concluir uma das atividades dos jogos mundiais dos professores de 2025, realizado em Toulon, na França. A primeira edição desse evento para professores de educação física aconteceu entre os dias 5 e 10 de maio, na França, e representa uma conquista profissional para os participantes que trabalham e defendem a importância dessa disciplina nas escolas.

O evento internacional, que contou com a participação de mais de 35 países, reuniu mais de mil profissionais de educação física, que tiveram a oportunidade de participar de desafios em equipe, compartilhando ideias, aprendendo novas estratégias de ensino, focando sempre em obter mecanismos que motivem seus alunos à prática de esportes.

Ao longo da semana, os professores estabeleceram contatos, trocaram ideias e aprenderam novas estratégias de ensino por meio de workshops, concebidos para melhorar o engajamento dos alunos no contexto da educação física escolar. “Foi um momento para discutir como essa disciplina pode promover o desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando uma vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática esportiva. Além disso, foi um momento de reflexão sobre o papel do movimento no bem-estar mental, na regulação emocional e no fortalecimento do senso de pertencimento”, relatou Iranilda Reis, professora da Rede Pública Estadual de Ensino.

Os participantes tiveram a chance de incorporar a ludicidade como ferramenta de cuidado, promovendo a confiança, a inclusão, o autocuidado, o desenvolvimento motor e social, além da prevenção de lesões, resgatando assim, a educação física como um espaço seguro para nossos jovens.
Os professores vivenciaram diversas estratégias, como o uso de jogos virtuais e eletrônicos, brincadeiras e projetos voltados ao desenvolvimento da inteligência motora e emocional. Além disso, participaram de práticas esportivas adaptadas, como rugby, voleibol e badminton, além de experiências como a natação em mar aberto e a corrida.

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, onde foi recebida por familiares e amigos, Iranilda Reis transmitiu alegria e entusiamo em suas palavras, entendendo que os momentos vividos na França, significaram uma grande conquista pessoal e profissional.

Para a discente Gabriele Silva Moraes, que cursa o 1º ano de ensino médio, a professora é como se fosse uma mãe para os alunos, uma inspiração: “É uma honra ter ela perto de nós, poder sentir o cuidado e o apoio dela em todos os momentos, seja nos treinos, nas competições ou na vida particular, ela é uma motivadora e em quem podemos nos espelhar”, disse a aluna, que não esconde sua admiração pela mediadora.

“Fazer parte de um encontro que reuniu mais de 250 professores apaixonados por educação física, vindos de 35 países com culturas diversas, foi uma experiência única. As memórias certamente permanecerão por toda a vida. O espírito de união, colaboração e crescimento profissional foi evidente durante todo o evento. Apesar das barreiras linguísticas, o amor pela educação física nos uniu de forma impressionante”, pontuou a professora.

Na quadra coberta do colégio, onde passa boa parte de seu tempo, a professora de educação física saudou com muita alegria seus alunos, momento em que foi recebida com muitos aplausos, deixando transparecer o quanto é respeitada e admirada por seus discentes.

Em suas palavras finais, Iranilda Reis externou sua gratidão a todos que lhe ajudaram nesse processo. “Um agradecimento especial ao vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Robson Lopes Aguiar, ao presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), o senhor João Renato Jácome, ao Colégio Militar Dom Pedro II, pelo apoio sem reservas ao nosso trabalho e ao governo do Estado, que oferece as melhores ferramentas e possibilidades, para que tenhamos condições de desempenhar nosso trabalho com zelo e amor”, finalizou.












The post Em Cruzeiro do Sul, Colégio Militar Dom Pedro II recebe professora que representou o Acre nos jogos mundiais dos professores appeared first on Noticias do Acre.
COMENTÁRIOS