Seja bem-vindo
Rio Branco,08/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Acre defende propostas de enfrentamento à crise climática na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente  

agencia.ac.gov.br
Acre defende propostas de enfrentamento à crise climática na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente  

Diversas propostas para o enfrentamento às mudanças climáticas estão sendo defendidas pelo governo do Estado e parceiros, na 5º Conferência Nacional do Meio Ambiente, que ocorre em Brasília. O evento é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e tem como tema o enfrentamento à emergência climática e o desafio da transformação ecológica.


Equipe do Acre defende propostas de enfrentamento à crise climática na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Foto: Cedida

O Acre conta com 20 propostas, definidas nas conferências locais, e está contribuindo com a definição de novas proposições durante reuniões de trabalho que ocorrem durante o evento nacional, juntamente com demais estados e o Distrito Federal. Ainda nesta quinta-feira, 8, as iniciativas estão sendo votadas para definição das 100 que subsidiarão a política nacional de meio ambiente. O resultado sairá nesta sexta-feira, 9.


As propostas abrangem cinco eixos temáticos: Mitigação, Preparação e Adaptação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.


A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente tem como tema o enfrentamento à emergência climática e o desafio da transformação ecológica. Foto: Dilma Tavares/Repac

“Todas as nossas propostas definidas na etapa estadual e enviadas ao Ministério do Meio Ambiente, assim como as que estamos ajudando a construir agora, têm ênfase nas preocupações ambientais e necessidades do Acre, alinhadas às necessidades do país. Assim, estamos contribuindo com a definição das políticas nacionais e, ao mesmo tempo, ajudando o nosso estado”, afirmou a gestora adjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Renata Souza, que participa dos debates.


Secretária adjunta de Meio Ambiente do Acre, Renata Souza, explica que propostas do Acre têm ênfase nas necessidades do estado e do país. Foto: Dilma Tavares/Repac

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente conclui um processo de debates que começou pelos estados.


“O governo do Acre apoiou as conferências de meio ambiente municipais, cujas propostas, após consolidadas pelo MMA, foram analisadas e aprimoradas na conferência estadual. Na etapa nacional, estamos analisando e priorizando aquelas que integrarão as 100 nacionais”, explicou a assessora de governança participativa da Sema, Silvia Uszacki, também no evento.


Assessora da Sema, Silvia Uszacki (à esquerda), também participa do evento com a secretária adjunta Renata e explica o processo de análise e seleção das propostas. Foto: Dilma Tavares/Repac

Municípios


Também presente, a secretária de Meio Ambiente de Porto Walter, Zenaide Nogueira de Holanda, destacou a importância da parceria com o governo do Estado e o MMA para avanços no enfrentamento aos impactos climáticos. Exemplificou com as recentes crises ambientais ocorridas no Acre, incluindo seu município, como as recentes e históricas seca e enchente. “Movidos por essa necessidade, estamos participando da conferência nacional para encontrarmos alternativas para contornar essa situação”, disse.


Secretária de Meio Ambiente de Porto Waltes, Zenaide Nogueira, destaca o trabalho de parceria na busca de soluções para os problemas climáticos. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

A oportunidade também foi destacada por Aline Paiva Martins, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Branco. Ela lembrou que a capital acreana também sofre com os extremos climáticos e ressaltou a expectativa de aprovação de propostas “viáveis e acessíveis àquelas pessoas que estão sendo afetadas por essa mudança do clima, para que cheguem a quem precisa”.


Representante da Prefeitura de Rio Branco, Aline Paiva Martins, diz que a expectativa é a seleção de propostas que atendam aos afetados pela crise climática. Foto: Dilma Tavares/Repac

O Acre tem 12 delegados com direito a voto – além de suplentes – na conferência nacional, representantes dos setores público e privado, da sociedade civil, dos povos originários e comunidades tradicionais. Eles são oriundos da conferência estadual do meio ambiente e das conferências livres realizadas no estado.


Sociedade


Entre esses delegados está o estudante de Psicologia da Universidade Federal do Acre, João Paulo Fonseca, que participou da organização da conferência livre realizada pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufac. Sua expectativa, disse, é a aprovação de propostas “relacionadas à educação popular e fortalecimento comunitário, além da criação de um fórum para desastres climáticos”.


Estudante da Ufac, João Paulo Fonseca Góes é um dos delegados da Conferência Nacional eleito nas conferências livres no Acre. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

A conferência nacional encerra nesta sexta-feira, quando serão divulgadas as iniciativas eleitas para embasar as políticas de meio ambiente no país.


The post Acre defende propostas de enfrentamento à crise climática na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente   appeared first on Noticias do Acre.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.