Lula liga para primeiro-ministro da Índia para prestar solidariedade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou nesta quinta-feira (8) para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e manifestou solidariedade pelas vítimas do atentado ocorrido na região da Caxemira.
No dia 22 de abril, homens armados abriram fogo contra turistas em um popular destino de viagem na região montanhosa de Pahalgam, na Caxemira administrada pela Índia. Pelo menos 25 cidadãos indianos e um nepalês foram mortos. A ofensiva ocorreu em um prado no Vale Baisaran — que só é acessível a pé ou a cavalo.
Testemunhas descreveram cenas de horror, afirmando que os suspeitos abriram fogo a curta distância. Outros sobreviventes que falaram com a imprensa disseram que os atiradores acusaram as famílias de apoiarem o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, antes de atirar.
Durante a ligação, Lula também reiterou o convite para que o premiê indiano participe da Cúpula dos Brics, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro, e renovou a chamada para uma visita bilateral em Brasília, no dia 8 de julho, em Brasília.
Modi sinalizou positivamente, disse que fará o possível para comparecer e expressou apoio à agenda definida pela presidência brasileira do Brics, especialmente em temas como multilateralismo e promoção da paz.
Os dois líderes também defenderam o protagonismo do Sul Global na preservação da democracia e em um comércio internacional baseado em regras consensuais. Modi ainda convidou Lula para visitar a Índia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula liga para primeiro-ministro da Índia para prestar solidariedade no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS