Projeto capacitará mais de 15 mil alunos e 600 professores do Acre no combate ao Aedes aegypti

Transformar mais de 15 mil alunos e 600 professores da rede pública de ensino em agentes efetivos no combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – em dez municípios do Acre. Esse deverá ser o impacto das ações de educação e saúde do projeto Todos contra o Aedes aegypti, que será lançado na próxima segunda-feira, 12, no Afa Jardim, em Rio Branco, a partir das 9h. A iniciativa é do Instituto Sapien, instituição privada voltada à ciência, tecnologia e inovação, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e apoio do governo do Estado.
A ideia é capacitar estudantes e educadores, por meio de conscientização e engajamento, para desenvolverem medidas preventivas, como a eliminação de criadouros e a disseminação de informações entre as famílias e vizinhança, entre outras. O projeto deverá associar educação e saúde pública como estratégia de enfrentamento nas escolas do ensino fundamental de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Capixaba, Feijó, Mâncio Lima, Senador Guiomard, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Tarauacá e Xapuri.
Livros com jogos virtuais, vídeos educativos, cartelas de adesivos, carteirinha de combatente e um guia de ação semanal estão entre os materiais destinados aos alunos. Eles terão uma cartilha com cronograma de conteúdo, questionários dos assuntos abordados nas capacitações e outros. Já os professores receberão uma formação técnica e pedagógica, com acesso a uma plataforma online de apoio. A partir do trabalho educacional focado na saúde pública, as escolas serão um centro de mobilização social das iniciativas, que terão visitas domiciliares nas comunidades e ações com os agentes de saúde.
Presidente do Instituto Sapien, Lucas Varela destaca que a educação é a forma mais eficiente para combater vetores de epidemias como a de dengue envolvendo a população. “Através do incentivo à participação social de jovens, famílias e comunidades escolares, poderemos prevenir as doenças provocadas pelo Aedes aegypti e transformar a realidade do Acre. A população precisa ter consciência da importância do seu papel no combate ao mosquito. Para isso, pretendemos formar uma geração de alunos e professores com o compromisso de fortalecer a saúde pública e proteger vidas”, diz.
O projeto também prevê a realização de atividades lúdicas e dinâmicas nas escolas, como gincanas, concursos culturais com premiação em dinheiro, apresentações teatrais e tecnologia de realidade aumentada. Com isso, pretende-se gerar engajamento real com o tema, tornando cada estudante um multiplicador. A expectativa é que, ao fim do projeto, as cidades envolvidas tenham mais consciência sobre os riscos do mosquito e o conhecimento adquirido ultrapasse os muros escolares.
Os interessados podem obter mais informações sobre a iniciativa por meio do endereço eletrônico www.todoscontraoaedesaegypti.com.br ou no Instagram pelo perfil @todoscontraoaedesaegypti. Nessas duas plataformas, as pessoas poderão conhecer mais detalhes do desenvolvimento do projeto, conferir os resultados positivos alcançado em outras cidades de diferentes regiões do Brasil, como quedas de índices de infestação, e acompanhar as atualizações.
The post Projeto capacitará mais de 15 mil alunos e 600 professores do Acre no combate ao Aedes aegypti appeared first on Noticias do Acre.
COMENTÁRIOS