Polêmica? Pedagoga lista 5 motivos para o uso de celular e dispositivos eletrônicos em sala
Apesar das restrições, o uso de celular pode ampliar o engajamento, a criatividade e a leitura crítica na escola, segundo especialista em educação

A polêmica em torno do uso de celular em sala de aula voltou à tona com a nova legislação, que estabelece limites para o uso de tecnologias em ambientes escolares.
Mesmo com as regras, há quem defenda um caminho do meio. Para a pedagoga Talita Fagundes, o celular na escola pode ser um aliado poderoso, desde que usado com intencionalidade pedagógica.
Especialista defende o uso consciente da tecnologia
Desde janeiro de 2025, a Lei nº 15.100/2025 determina que o uso de celular e outros dispositivos eletrônicos deve ser feito com finalidade educacional clara. O foco é promover o equilíbrio no uso da tecnologia na sala de aula.
Talita Fagundes, gerente pedagógica da Plataforma Par, acredita que o celular na escola pode contribuir muito para o aprendizado. “Com os livros digitais e seus recursos, as aulas tornam-se mais ricas em metodologias ativas, que incentivam o estudante a aprender de forma autônoma”, afirma.
Ela destaca também o uso de jogos educativos, simuladores e leitura digital como formas de engajar os alunos para que sejam protagonistas do próprio aprendizado.
FREEPIK/ND
As 5 formas de aplicar o uso de celular na escola
A especialista listou cinco atividades práticas em que o uso de celular se torna uma ferramenta pedagógica poderosa:
1. Atividades com materiais digitais
Jogos e exercícios digitais ajudam a reforçar o conteúdo de forma lúdica e personalizada.
2. Estímulo à leitura digital
E-books e revistas online ampliam o acesso à informação e promovem a leitura crítica em ambientes digitais.
3. Pesquisas online com apoio da IA
Alunos podem fazer pesquisas sob orientação do professor, aprendendo a validar fontes e identificar notícias faltas.
4. Criatividade com ferramentas digitais
Os estudantes podem criar mapas mentais, vídeos, podcasts e apresentações, usando tecnologia para se expressar.
5. Avaliações com feedback em tempo real
Ferramentas digitais permitem avaliações rápidas e ajudam o professor a planejar aulas mais criativas e efetivas.

Caminho possível entre controle e inovação
A discussão sobre o uso de celular na sala de aula ainda é sensível, mas ganha novos contornos quando associada a práticas pedagógicas planejadas.
Talita ainda afirma que “o interesse dos alunos tende a aumentar, especialmente quando podem utilizar jogos educativos ou simuladores virtuais”, o que potencializa ainda mais este formato de ensino.
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