Oficinas gastronômicas são ministradas por alunos do Ieptec durante comemorações do aniversário do bairro Cidade do Povo em Rio Branco

A equipe da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício e os seus estudantes celebraram, com a comunidade da Cidade do Povo, em Rio Branco, o 11º aniversário do conjunto habitacional. O centro do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) realizou oficinas na terça-feira, 20, e quarta, 21, durante todo o dia.

Foram realizadas quatro capacitações: Sobremesas brasileiras; Pães artesanais; Gastronomia acreana e Salgados caseiros. Os estudantes dos cursos técnicos de confeitaria e gastronomia ministraram os treinamentos como parte do processo de ensino-aprendizagem.

Visando estimular o empreendedorismo, ao longo dos anos, o governo do Acre, por meio do Ieptec, tem oferecido diversas oficinas gratuitas para o público do conjunto habitacional. “Desta vez, a inovação que trouxemos foi colocar os alunos que estão concluindo os cursos para ministrar as oficinas, e eles se saíram muito bem como professores”, relatou a coordenadora da escola, Marineide Diógenes.

A aluna Natália Nascimento, do curso técnico de gastronomia, ensinou, ao seu grupo, o preparo de receitas. “Foi uma experiência única sair da posição de aluna para professora. Foi maravilhoso; ensinar é uma coisa muito legal”, opinou.

Com o grupo, as estudantes Clara Oliveira e Fabíola Cavalcante apresentaram as oficinas de pães artesanais e salgados caseiros: “A experiência foi ótima, ajudou muito no nosso desenvolvimento e eu me diverti bastante”, disse Clara. “Vai nos ajudar tanto no curso quanto fora; a escola é ótima e o ensino e as aulas práticas são maravilhosos”, disse Fabíola.

“Hoje eles nos surpreenderam”, disse a professora Valciléia Melo. “É assim que estamos preparando os nossos alunos para o mercado de trabalho e, quem sabe, para eles se tornarem futuros professores aqui da escola”, aventou.
Ruan Brasil, que também é professor no centro, falou: “Foi gratificante ver o desempenho dos alunos. A experiência contribuiu para o aprimoramento dos perfis profissional e pessoal deles, e até mesmos os estudantes mais tímidos superaram as expectativas”.

Rita Souza, moradora da Cidade do Povo, assistiu às oficinas: “Quero muito aprender, colocar em prática, ter uma renda extra vendendo meus salgados”. Maria Terezinha Costa também participou das capacitações: “É uma grande oportunidade para nós, aqui do bairro. Eu aproveito todas as oficinas que abrem na escola, afinal, não poderia deixar passar chances como essa”.

A adesão da comunidade da Cidade do Povo aos cursos do Ieptec é satisfatória e cada vez mais crescente, como salienta o presidente do instituto, Alírio Wanderley, que participou da abertura das atividades: “Agradeço ao governador Gladson Camelí por priorizar a população dessa localidade com nossas capacitações, que têm muita aceitação aqui”.

No sábado, 24, nas festividades de aniversário da Cidade do Povo, promovidas pelo governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do projeto social Acre Pela Vida, a equipe da Escola de Gastronomia e alunos vão ministrar workshops para os presentes, com as receitas de bolinha de banana comprida com queijo e carne seca e tartelete de cupuaçu e limão.
The post Oficinas gastronômicas são ministradas por alunos do Ieptec durante comemorações do aniversário do bairro Cidade do Povo em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
COMENTÁRIOS