• Rio Branco, 24/06/2026
  • A +
  • A -

Valorização dos servidores fortalece a educação pública no Acre

agencia.ac.gov.br
Valorização dos servidores fortalece a educação pública no Acre

A valorização dos profissionais da educação tem sido uma das prioridades do governo do Acre nos últimos anos. Por meio de investimentos e ações estruturantes, a gestão estadual vem promovendo avanços significativos que impactam diretamente a vida dos servidores e contribuem para a melhoria da qualidade do ensino ofertado à população.


Servidores não docentes da rede estadual participam de formação promovida pela SEE, em uma iniciativa que fortalece a qualificação e a valorização profissional. Foto: Madilson Gomes/SEE

O conjunto de medidas inclui reajustes salariais, pagamento do Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional (VDP), realização de concurso público, formação continuada, melhorias na infraestrutura escolar, ampliação dos serviços de atenção à saúde dos trabalhadores e fortalecimento da participação dos servidores não docentes na gestão educacional.


A política de valorização contempla professores e servidores não docentes, reconhecendo a importância de todos os profissionais que atuam diariamente nas escolas da rede estadual de ensino.


Reajustes e ganhos salariais históricos


Entre os principais avanços, o governo estadual garantiu um reajuste geral anual acumulado de 20,32%, aplicado em quatro parcelas de 5,08%, pagas entre 2023 e 2026. O percentual beneficia mais de 51 mil servidores públicos do Estado.


Governadora Mailza Assis participa da posse dos novos servidores da Educação, reforçando o compromisso do Estado com o fortalecimento do quadro efetivo da rede pública. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Além disso, entre 2022 e 2023, os profissionais da educação acumularam ganhos salariais de aproximadamente 75%, resultado dos reajustes e das políticas de valorização implementadas pelo Estado. Somente em 2021 e 2022, os abonos concedidos aos trabalhadores da educação somaram R$ 262 milhões, beneficiando mais de 14,5 mil servidores.


Uma das conquistas alcançadas em 2026 foi a ampliação e unificação do auxílio-alimentação, que passou de R$ 480 para R$ 800 mensais, beneficiando os servidores estaduais.


Concurso amplia oportunidades em todo o estado


Outro marco importante foi a publicação, em setembro de 2024, do edital do maior concurso público da história da educação estadual, destinado a profissionais docentes e não docentes dos níveis médio e superior. Foram ofertadas 3 mil vagas para professores de diversas disciplinas e profissionais de apoio administrativo educacional em diferentes funções, fortalecendo o quadro efetivo de servidores em todas as regionais do Acre.


“Estudei muito para conseguir estar aqui hoje, e esse dia para mim é muito gratificante”, explica Ícaro Lebre, empossado no apoio administrativo escolar.


Durante solenidade de posse realizada este ano, a governadora Mailza Assis ressaltou que a educação sempre foi prioridade na gestão. “Não há justiça social sem escola, professor valorizado e estrutura para se ensinar e aprender. Ser professor é plantar esperança e ajudar a construir humanidade a cada dia. Recebam essa missão nobre de servir ao povo acreano e construir um futuro melhor para milhares de estudantes. Estamos investindo em pessoas, em dignidade, em sociedade”.


Empossado como apoio administrativo educacional, Ícaro Lebre destaca que a dedicação aos estudos foi fundamental para conquistar uma vaga no maior concurso da história da Educação estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O governo do Acre tem trabalhado de forma permanente para valorizar os profissionais da educação, porque são eles que fazem a diferença no dia a dia das nossas escolas. Os reajustes salariais concedidos nos últimos anos, aliados à realização do maior concurso público da história da Educação estadual, demonstram o compromisso da gestão com o fortalecimento da carreira, a recomposição do quadro efetivo e a oferta de uma educação pública cada vez mais qualificada para a população acreana”, destaca o secretário de Estado de Educação e Cultura, Reginaldo Prates.


Formação continuada para quem faz a educação acontecer


Paralelamente aos investimentos financeiros, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), tem ampliado as oportunidades de formação inicial e continuada para os servidores da rede estadual.


As capacitações alcançam profissionais da capital e do interior que atuam nas zonas urbana e rural, incluindo professores, mediadores, secretários escolares, agentes de portaria, auxiliares de biblioteca, merendeiras, auxiliares escolares, coordenadores administrativos, pedagógicos e de ensino, além de outros trabalhadores que integram o apoio educacional das escolas.


Secretário de Estado de Educação e Cultura, Reginaldo Prates, destaca as ações de valorização e fortalecimento da carreira dos profissionais da rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A iniciativa faz parte da política de valorização profissional do governo do Acre e busca fortalecer o clima organizacional, a convivência escolar e a qualidade dos serviços prestados à comunidade.


Aprender não tem idade


Com 34 anos dedicados à educação, a auxiliar de portaria da Escola João Paulo II, Verinha Souza da Silva, de 63 anos, é uma das participantes das formações promovidas pela Secretaria de Educação.


Segundo ela, o acesso ao conhecimento representa uma oportunidade permanente de crescimento.


“Eu nunca quero ficar para trás. Não é a idade que define se a gente pode aprender ou não. O mundo muda, e a gente precisa acompanhar. Essa formação é maravilhosa”, afirma.


Auxiliar de portaria da Escola João Paulo II, Verinha Souza da Silva, de 63 anos, reforça que aprender não tem idade. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Verinha também destaca a importância da inclusão dos servidores não docentes nos processos formativos.


“Eu me sinto lisonjeada e privilegiada. Muitas vezes, as formações são voltadas apenas para os professores, mas nós também somos educadores”, ressalta.


Saúde e bem-estar como prioridade


A valorização dos profissionais também passa pelo cuidado com a saúde física e emocional. Nesse sentido, a Divisão de Qualidade de Vida e Bem-Estar da SEE tornou-se uma importante aliada dos servidores.


Atendimentos voltados ao bem-estar dos trabalhadores integram as ações desenvolvidas pela Divisão de Qualidade de Vida e Bem-Estar da SEE. Foto: Cedida

O setor oferece acolhimento psicológico, auriculoterapia, florais de Bach, ventosaterapia, quick massage e sessões em poltrona massageadora, entre outros atendimentos voltados à promoção da saúde.


As ações têm como objetivo reduzir os impactos do estresse, aliviar tensões emocionais e musculares e contribuir para uma rotina de trabalho mais saudável e equilibrada.


Mais participação na gestão escolar


A valorização dos servidores não docentes também avançou no âmbito da gestão democrática das escolas.


Uma das mudanças mais significativas ocorreu durante o processo eleitoral escolar de 2019, quando esses profissionais passaram a ter assegurado o direito de disputar cargos de gestão escolar em igualdade de condições com os professores.


Servidora não docente, Adriana Lima assumiu a gestão da Escola Estadual Samuel Barreira, resultado da ampliação da participação desses profissionais no processo de gestão democrática. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os candidatos habilitados participaram do processo de certificação organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, assumindo a gestão das escolas no período de 2019 a 2023, com possibilidade de reeleição e participação de novos candidatos para o mandato de 2024 a 2027.


A medida ampliou as oportunidades de participação e reconheceu a capacidade técnica dos servidores não docentes para contribuir diretamente com a administração das unidades escolares.


Adriana Lima, que tem contrato de apoio administrativo, assumiu seu segundo mandato na Escola Samuel Barreira e afirmou: “Com a experiência que temos o mandato fica mais leve e mais fácil conseguirmos atingir nossos objetivos. Tivemos muitas formações e teremos ainda mais”, comentou.


“Essa é a primeira vez que o Estado dá a oportunidade para os funcionários não docentes concorrerem ao processo eleitoral das escolas. Estamos muito satisfeitos, pois temos pessoas capacitadas para assumir o cargo”, destacou a servidora Admilde Santiago.


Servidora recebe atendimento de quick massage, uma das práticas oferecidas pela SEE para promover a saúde física e emocional dos trabalhadores da educação. Foto: Cedida

Prêmio Anual de Valorização e desenvolvimento profissional


Regulamentado pelo Decreto nº 8.100, de 23 de fevereiro de 2021, o VDP é pago em parcela única e contempla servidores docentes e não docentes, efetivos e temporários, em exercício nas escolas, na sede da SEE, nos núcleos municipais e em unidades especializadas em educação especial.


Não são contemplados os servidores cedidos para outros órgãos, aqueles que sofreram condenações em sindicâncias ou processos administrativos durante o período de aferição e os que ocupam exclusivamente cargos em comissão.


De acordo com a chefe da Divisão do Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional da SEE, Jessika Silva, o benefício representa um importante instrumento de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores da rede estadual.


Professores da rede estadual participam de formação pedagógica, fortalecendo as práticas educacionais e a qualidade do ensino ofertado aos estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Trata-se de um instrumento fundamental de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores da rede estadual de Educação, que valoriza o desempenho profissional, estimula o comprometimento com a qualidade dos serviços educacionais e fortalece a cultura de responsabilidade, mérito e melhoria contínua”, destaca.


Segundo ela, o prêmio reforça a política de valorização dos profissionais da educação no Acre.


“O prêmio demonstra o compromisso do Estado com a valorização do servidor, incentiva boas práticas profissionais e promove uma gestão educacional baseada em critérios de desempenho e responsabilidade. Dessa forma, não apenas valoriza o servidor individualmente, mas também contribui para a melhoria da qualidade da educação ofertada à sociedade acreana”, analisa.


Momentos de yoga e relaxamento integram as ações de promoção da saúde mental e da qualidade de vida dos servidores da Educação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Conforme prevê o decreto, o pagamento pode ser realizado até novembro do ano subsequente ao período de avaliação. O prêmio referente a 2025 está em análise e poderá ser pago até novembro de 2026.


Com o pagamento do VDP, o governo do Acre reafirma o compromisso de valorizar mais de 11 mil servidores que, diariamente, dedicam seu trabalho à educação pública em todas as regionais do estado.


The post Valorização dos servidores fortalece a educação pública no Acre appeared first on Noticias do Acre.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.