Equipes da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão intensificando os trabalhos de manutenção e implantação de jardins em rotatórias, canteiros centrais e outros espaços públicos da capital. Entre os locais atendidos estão a Avenida Ceará, a Avenida Antônio da Rocha Viana e áreas próximas ao Horto Florestal.
Os serviços incluem retirada de plantas invasoras, limpeza, controle de pragas, recuperação dos jardins e conservação das espécies utilizadas no paisagismo. Na Avenida Ceará, por exemplo, os trabalhadores removem o mato para preservar o amendoim forrageiro plantado nos canteiros.
“Realizamos a implantação e manutenção de jardins, além da limpeza e controle de pragas. Atuamos em 52 rotatórias e em canteiros centrais de avenidas como a Ceará e a Antônio da Rocha Viana”, explicou Renato. (Foto: Val Fernandes/Secom)
De acordo com Renato Vieira, encarregado do paisagismo da Semeia, o trabalho é realizado diariamente e atende diferentes regiões da cidade.
“Nós fazemos a implantação e a manutenção de jardins. Temos toda uma demanda de limpeza e controle de pragas. São 52 rotatórias, além dos canteiros centrais da Avenida Ceará, da Antônio da Rocha Viana e de vários outros espaços”, explicou.
As equipes também são mobilizadas para melhorar o paisagismo de escolas, unidades de saúde e locais que receberão inaugurações ou eventos públicos.
Os serviços incluem limpeza, controle de pragas e manutenção dos jardins, com preservação das espécies do paisagismo. Na Avenida Ceará, é feita a retirada do mato para proteger o amendoim forrageiro dos canteiros. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Sempre que é solicitado um trabalho de paisagismo em um colégio, posto de saúde ou espaço onde haverá uma inauguração, nós vamos até o local e melhoramos o ambiente, para que a população encontre um espaço mais agradável”, afirmou Renato.
O encarregado destacou ainda que a atividade exige esforço físico e atenção constante. Segundo ele, a retirada manual das plantas invasoras é necessária para evitar que elas prejudiquem o desenvolvimento das espécies ornamentais.
O encarregado ressaltou que o trabalho exige esforço e atenção, já que a retirada manual das plantas invasoras é essencial para não prejudicar o desenvolvimento das espécies ornamentais. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Às vezes, as pessoas veem os trabalhadores sentados no canteiro, mas é um serviço pesado. Eles ficam curvados, retirando o mato com cuidado, para deixar somente o amendoim forrageiro e manter o espaço mais bonito”, ressaltou.
Renato Vieira afirmou que o objetivo é dar continuidade às ações de arborização e paisagismo desenvolvidas pela administração municipal, buscando tornar Rio Branco uma cidade mais cuidada e florida.
“A orientação, desde a gestão do prefeito Tião Bocalom e agora com o prefeito Alysson Bestene, é trabalhar para termos uma cidade cada vez melhor e mais florida. Estamos batalhando para isso”, concluiu.
COMENTÁRIOS